14 de Julho – Aniversário da Cidade de Campinas – SP

Cidade paulista, localizada no interior do estado, Campinas não só traz uma interessante história evolutiva como também de desenvolvimento comercial, fazendo dela um importante polo industrial do país. Distante apenas 100 km de São Paulo, sua ligação com a capital pode ser feita por duas rodovias: a Anhanguera e a Bandeirantes.

Ocupando uma área de 801 quilômetros quadrados e com cerca de 1 milhão de habitantes, Campinas possuiu hoje, uma das melhores rendas per capta do país, chegando a ser de US 5.800 dólares, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento.

Sua evolução tomou impulso a partir do início do século XIX com a indústria do café que tinha como principal produto até então o açúcar, proveniente da lavoura canavieira. Com a invasão de imigrantes europeus, alavancou-se assim a implantação das vias férreas, fazendo com que suas mais de 100 fazendas tivessem maiores divisas em sua comercialização cafeeira. Este fato foi de tal monta importante, que se fez necessária a consolidação do setor terciário visando a viabilização do comércio e das finanças. Surgiu então, já no final do século XIX, a infraestrutura necessária para o crescimento industrial de Campinas.

No dia 14 de julho de 1774, em uma capela de sapê e paus roliços, foi celebrada a primeira missa, por Frei Antônio de Pádua, primeiro vigário da paróquia. Essa ficou sendo a data oficial da fundação da cidade, na época Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso de Jundiaí.

Localizado na avenida Carlos Grimaldi, o Bosque da Paz tem uma área de 63.754 metros quadrados, sendo 25 mil destes de mata nativa. O bosque atende a população da região. No local há pista de cooper, quadras poliesportivas, áreas para piqueniques e jogos, lagos naturais e playground. O Bosque da Paz foi a primeira homenagem oficial no Brasil à memória do líder e presidente de Israel.

O Bosque dos Jequitibás  possui uma área de 4 alqueires com reserva florestal de Mata Atlântica do Interior, fontes, bicas de água potável, zoológico reconhecido pelo Ibama com 1.000 aves, sendo 85 espécies e mamíferos como antas, veados, leões, macacos, babuínos, hipopótamos, tigres, onças e capivaras. Contém aquário, teatro para a apresentação de peças infantis, playground, pista de cooper, lanchonetes e trenzinho que circula no interior do bosque, quiosques, lanchonete e 5 museus, entre eles o Museu de História Natural.

O Planetário de Campinas é o modelo pequeno ZKP 2, da firma Zeisa Jane, da Alemanha. É o único deste tipo atualmente existente no Brasil, sendo constituído por sistemas ópticos mecânicos e eletrônicos de alta precisão. O prédio que o abriga possui a forma de um tronco de pirâmide em cujo interior encontra-se uma cúpula ou abóbada semiesférica que representa o céu, onde são realizadas projeções do Planetário propriamente dito. A finalidade do planetário é basicamente didática, dirigida às crianças.

Fonte: Nosso São Paulo / City Brazil / Cidades

campinas1

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/07/11/14-de-julho-aniversario-da-cidade-de-campinas-sp/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: