15 de Maio – Dia do Assistente Social

Hoje é uma data muito especial para os Assistentes Sociais, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica “Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos graves problemas sociais que dominavam as sociedades europeias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em consequência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, e até hoje possui seu lugar reservado na sociedade pelo importante papel que desempenha na prestação de assistência aos que mais necessitam. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Devido suas origens, frequentemente o Serviço Social é confundido com serviço voluntário, caridade, benesse e outros tipos de assistencialismo. Entretanto, o Serviço Social nada tem a ver com assistencialismo.

Fonte: Deep in  Fiesta

assistente1

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/05/14/15-de-maio-dia-do-assistente-social/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: