Partículas Totais em Suspensão – PTS

Quanto menores as partículas, mais nocivas à saúde humana.

O termo Material Particulado (MP) denomina uma mistura de partículas sólidas e gotas de líquidos suspensas no ar. Originadas de fontes naturais (poeira espalhada pelo vento) ou artificiais (fumaça de cigarro, queima incompleta do combustível em veículos, setor industrial, construção civil e processos agrícolas), elas podem ser grandes e escuras (fumaça e fuligem) ou muito pequenas, visíveis apenas no microscópio.

O ser humano retém as partículas maiores nas vias superiores de seu aparelho respiratório. Já as menores podem atingir os alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas, causando irritação nos olhos e na garganta, alergia, asma, bronquite crônica, além de reduzir a resistência a infecções.

Além das PTS, as outras duas classificações do MP são partículas inaláveis (MP10) e fumaça (FMC). Quanto menor o tamanho, maior é o seu potencial para causar problemas à saúde humana. Para esta medição utiliza-se uma unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) chamada micrometro ou micron, cujo símbolo é µm. Ele é o milionésimo de metro. O diâmetro das PTS é menor que 100 µm.

Até 1989, a legislação brasileira se preocupava apenas com as PTS. No entanto, a partir de 1990, a atenção também se voltou para as MP10, visto que, por penetrarem mais profundamente no aparelho respiratório humano, são mais maléficas à saúde.

O MP pode absorver substâncias tóxicas e carcinogênicas, o que aumenta o risco de adoecimento das pessoas. Ele diminui as trocas gasosas entre as espécies vegetais e a atmosfera e danifica o patrimônio, em especial as tintas. Quando algumas substâncias como o dióxido de enxofre (SO2) estão no ar na forma de MP, o efeito nocivo deste gás é agravado.

Fonte: CONPET

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2012/08/22/particulas-totais-em-suspensao-pts/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: