Internet está causando mudança evolutiva no cérebro

Pesquisadores da University of California (UCLA), em Los Angeles, divulgaram os resultados de um estudo que apontou, em primeira estância, que o cérebro de pessoas que têm contato direto com tecnologias digitais está passando por uma “mudança evolutiva” positiva e negativa. Os cientistas descobriram que o órgão dos “nativos digitais” está se desenvolvendo de forma a lidar mais eficientemente com as tarefas de pesquisar e filtrar a grande quantidade de informação que é oferecida atualmente.

Outro ponto levantado sobre esses mesmos indivíduos é que estão tomando decisões mais rapidamente, o que, segundo o neurocientista Gary Small, pode ser decisivo para os que querem estar na liderança, no futuro. “As pessoas da próxima geração que realmente estarão na liderança serão os que tiverem muita habilidade com tecnologia e também nas relações interpessoais”, explicou.

A ambiguidade da questão se dá, de acordo com informações do blog PDA, do Media Guardian, porque esse comportamento, com relação a tecnologia, está mudando padrões do cérebro, o que prejudica as habilidades sociais dos “viciados” em Internet, e propicia aumento de condições como Attention Deficit Disorder (Transtorno do Déficit de Atençao com Hiperatividade, em português). “O cérebro é bastante especializado em seu circuito e se você repete tarefas mentais repetidamente pode aumentar certos ciruitos e ignorar outros”, conta Small.

O pesquisador dá ainda a dica para se contornar o problema, ressaltando que é importante fazer uma pausa no contato com a tecnologia. “Para se encontrar um balanço”, é preciso fazer atividades diversas, “como jantar com a família”, diz. “É importante entender como a tecnologia está afetando nossas vidas e nossos cérebros e ter o controle disso”.

Fonte: Revista Imprensa

Anúncios
Published in: on 21/02/2011 at 23:56  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2011/02/21/internet-esta-causando-mudanca-evolutiva-no-cerebro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: