Citronela – A planta que combate o mosquito da dengue

A citronela é uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

O vegetal é rico em citronelal e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Devido a isso, pode-se usá-la como aromatizador e em produtos de perfumaria.

A citronela possui outra qualidade: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los.

Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Para fazer o desinfetante, picar as folhas e guardar em vidro escuro com álcool, durante 21 dias. Duas vezes ao dia, mexa o produto, chacoalhando levemente. Depois, diluir 3 colheres (sopa) em 1 litro de água e passar no chão.Todas folhas que vão secando nas moitas, corte com uma tesoura, faça picado e coloque no álcool, não jogue fora. Existem velas, sabonetes, essências, desinfetantes, de citronela em supermercados.

Fonte: Revista Vigor / Blog Planeta Terra

About these ads
Published in: on 19/02/2011 at 23:00  Comments (7)  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: http://emiliaeiko.wordpress.com/2011/02/19/citronela-a-planta-que-combate-o-mosquito-da-dengue/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. olá vc pode me responder umas perguntas..
    Planta Citronela..
    Cidades que essa planta esta plantada?
    e como esta os casos de dengue nessas cidades?

    OBRIGADO..
    ASS DOUGLAS….

    • Olá Douglas. Quando fiz esse artigo sobre a citronela, algumas prefeituras ainda estavam distribuindo mudas para a população, numa tentativa natural de combater a dengue. Não sei qual foi o resultado.

      • Aqui no RJ diversas pessoas nos procuram a fim de obter mudas.
        É claro que a citronela é um excelente repelente para insetos em geral, mas não podemos esquecer os cuidados preventivos (não deixar agua parada, por exemplo)

  2. bom dia!
    Emilia Eiko, muito importante sua matéria sobre à planta citronela, quero saber se na minha cidade {MANAUS}, encontro essa planta ou óleo da mesma para eu fazer uma dessas receita maravilhosa que acabei de ler desde ja agradeço p informação.
    ass joão pedro de manaus

    • Boa tarde, João. Algumas prefeituras fazem doação das mudas de citronela. Ligue para o Disk Dengue de Manaus 0800-280-8-280 e pergunte se a prefeitura faz doação de citronela para a população. Boa sorte.

  3. É lamentável que o meu estado – Rio G. do Norte/Natal – seja desconhecedor de uma providência tão simples, natural e benéfica, como é o plantio e cultivo dessa planta… Aqui, estão morrendo quase que à mingua, as pessoas que são acometidas de dengue hemorrágica.
    Na minha casa, de uma só vez, foram quatro (de seis)pessoas, acometidas de dengue – e o foco não era aqui… Eu já tive duas vezes!
    Sei que a população é omissa, muita gente não cuida do seu ambiente mas, as autoridades têm a maior parcela de descaso, falta com a assistência… Procurarei adquirir uma ‘muda’ de cintronela. Obrigada pelo espaço, pela oportunidade! Um abraço.

  4. gostaria muito de comprar uma muda de citronela pois aqui no AMAPÁ não encontro esta planta,alguém pode me ajudar à consegui


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: